6 maçãs fujii descascadas e cortadas ao meio (retirar as sementes)
3/4 de xícara de açúcar
3 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de limão
canela em pau a gosto
5 a 6 grãos de pimenta-da-jamaica
(no original 1 colher de noz-moscada)
massa folhada pronta
1- Prepare as maçãs. Faça uma calda leve com 1 xícara de água , 1 xícara de açúcar, canela em pau , pimenta-da-jamaica, 1 colher de sobremesa de baunilha e uma fatia média de casca de limão. Quando a calda abrir fervura , coloque as maçãs na calda e deixe cozinhar de 8 a 10 minutos.
2- Enquanto as maçãs cozinham e deixam sua casa com um aroma delicioso, coloque o açúcar em uma frigideira que possa posteriormente ir ao forno e faça um caramelo dourado. Não deixe queimar. Quando o açúcar estiver bem derretido e com cor dourada, retire do fogo e acrescente as 3 colheres de água.O açúcar irá endurecer. [Isso tudo é muito rápido, então não se esqueça de olhar as maçãs na calda, se já tiver passado o tempo de cozimento, desligue o fogo. Eu fiz primeiro a calda, apaguei o fogo, e depois fiz o caramelo, mas você pode fazer ao mesmo tempo.]
3- Escorra as maçãs e coloque-as no caramelo com a parte redonda para baixo. Certifique-se que fez um desenho bonito com as maçãs, tipo uma maçã ao meio e as outras em círculo ou em cruz. Se necessário corte uma metade em fatias para preencher os espaços vazios. Quanto mais maçãs colocar, mais saborosa vai ficar. A calda do cozimento das maçãs fica ótima se você guardar para colocar em cima de sorvetes ou para outros usos.
4- Pré-aqueça o forno a 180°C.
5- Derreta a manteiga e misture o limão. (Na receita original vai 2 colheres de licor de maçãs, chamado Calvados, que é dificil encontrar aqui, e eu preferi não colocar porque tenho criança pequena). Com uma colher regue as maçãs com a manteiga.
6- Abra a massa folhada e coloque sobre as maçãs. Cuidado! A frigideira deve estar muito quente! Corte a massa do tamanho da frigideira, ajuste as bordas e coloque no forno até a massa ficar dourada e assada (25 a 35 min).
7- Retire do forno e espere esfriar levemente, por volta de 10 a 15 min. Vire a frigideira no prato em que vai servir a torta ...e...aí está uma linda torta dourada de maçãs. Sirva ainda morna ou gelada, como preferir. Eu servi morna com sorvete de creme, e é irresistível! Fecha qualquer jantar com um brilho dourado.